quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Escravos em sua própria terra... (Parte 5)

Deus fala com Moisés 

Vendo o SENHOR que ele se voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui! Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa. (Êx. 3: 4, 5) 

Tirar as sandálias dos pés significa: Reverência e respeito a Presença de Deus que santificava aquele lugar.  

Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus. (Êx. 3: 6)

Moisés já tinha ouvido falar do Senhor Deus de seus pais, porém, nunca havia tido um encontro com Ele. 
Por isso, temeu escondendo o rosto.
Deus por sua vez, fez questão de se apresentar para não haver sombras de dúvidas.

Disse ainda o SENHOR: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento;
por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel...
Pois o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo. (Êx. 3: 7 - 9)

Nestes versículos vemos que o Nosso Deus, é Aquele que , que ouve e sabe todas as coisas
Enganam-se os que pensam que o Nosso Senhor não está vendo as suas lutas ou ouvindo as suas orações.
Pelo contrário, é justamente nas horas de dificuldades que Ele se faz mais presente! 

Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito.
Então, disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?
Deus lhe respondeu: Eu serei contigo... (Êx. 3: 10 - 12)

A libertação dos israelitas da terra do Egito era algo completamente impossível  aos olhos humanos e
Moisés sabia disto.
O povo de Israel era cerca de três milhões de pessoas que estavam escravizados (naquele momento) pela
a maior e a mais poderosa nação do mundo.

Por isso, quando Deus disse a Moisés: Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito, ele respondeu: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?
Mas Deus lhe respondeu: EU SEREI CONTIGO!

Aqui está o GRANDE segredo para a pessoa viver, vencer e realizar os impossíveis de sua vida. Ela precisa que Deus esteja com ela.
Se Ele estiver com você... Você vai vencer e ninguém poderá te impedir de realizar os seus sonhos!!

Continua...

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Escravos em sua própria terra... ( Parte 4)

A resposta...

Durante aquele período de escravidão, entre os filhos de Levi (uma das tribos de Israel), nasceu Moisés que era formoso aos olhos de Deus.

Por três meses, foi ele escondido na casa do seu pai; e quando foi exposto, a filha de Faraó o recolheu e criou como seu próprio filho.
Moisés foi educado em toda a ciência dos egípcios e era poderoso em palavras e obras.

Quando completou quarenta anos, veio-lhe a idéia de visitar seus irmãos e viu os seus labores penosos.
Vendo um hebreu sendo espancado injustamente, tomou-lhe a defesa, matando o egípcio. Informado desse caso, Faraó procurou matar a Moisés; porém ele fugiu da terra do Egito e se deteve na terra de Midiã onde ficou pelo espaço de 40 anos. (Êxodo cap. 2 e Atos. 7: 21 - 24).

No livro de Êxodo cap. 3 está escrito:
1 Apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã; e, levando o rebanho para o lado ocidental do deserto, chegou ao monte de Deus, a Horebe.

2 Apareceu-lhe o Anjo do SENHORa numa chama de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia.
3 Então, disse consigo mesmo: Irei para lá e verei essa grande maravilha; por que a sarça não se queima?

Moises tinha 80 anos de idade quando Deus lhe apareceu e o enviou a Faraó para libertar o seu povo (Êx. 7: 7). Ele era a resposta ao clamor dos filhos de Israel – o líder, o libertador (At. 7: 35).

Continua...

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Escravos em sua própria terra... ( Parte 3)

 O princípio da libertação


Decorridos muitos dias, morreu o rei do Egito; os filhos de Israel gemiam sob a servidão e por causa dela clamaram, e o seu clamor subiu a Deus.

Ouvindo Deus o seu gemido, lembrou-se da sua aliança com Abraão, com Isaque e com Jacó. E viu Deus os filhos de Israel e atentou para a sua condição. ( Êx. 2: 23 - 25)

Observe: O princípio da libertação do povo de Israel ocorreu quando eles clamaram a Deus, ou seja, voltaram o seu rosto para Deus e reconheceram que só Ele os podia livrar.
O clamor é diferente da oração.
Na oração, nós conversamos com Deus.

No clamor nós gritamos a Deus por socorro.
O clamor é um grito da alma, é quando a pessoa diz: OH DEUS ME AJUDE!!
Ele é diferente porque exige uma atenção especial e uma ação rápida de resposta.

Quando os filhos de Israel clamaram, o seu clamor subiu aos céus (aos ouvidos de Deus) e Deus se lembrou da sua aliança com Abraão, Isaquee Jacó e atentou para condição deles.
Quando eles buscaram a Deus com todas as suas forças, deram a Ele a liberdade para agir em detrimento daqueles problemas.

Continua...

domingo, 28 de agosto de 2011

Escravos na sua própria terra... (Parte 2)

Conforme o texto sagrado, registrado no cap. 1 do livro de Êxodo versículo 7: os filhos de Israel foram fecundos, e aumentaram muito, e se multiplicaram, e grandemente se fortaleceram, de maneira que a terra do Egito se encheu deles.

Este crescimento extraordinário dos filhos de Israel na terra do Egito aconteceu devido à benção patriarcal entre Deus e Abraão.
Pois como foi dito a ele, seus descendentes iriam dominar sobre as terras de suas peregrinações. (Gên. 15: 18)

Disse Faraó aos seus súditos: Eis que o povo dos filhos de Israel é mais numeroso e mais forte do que nós. Eia, usemos de astúcia para com ele, para que não se multiplique,... peleje contra nós e saia da terra. (Êx. 1: 9, 10)

Como você pode ver, o próprio Faraó reconhecia que os filhos de Israel eram mais numerosos e mais fortes do que os egípcios.

 Então os egípcios puseram sobre eles feitores de obras, para os afligirem com suas cargas. E os israelitas edificaram a Faraó as cidades-celeiros, Pitom e Ramessés.
Mas, quanto mais os afligiam, tanto mais se multiplicavam e tanto mais se espalhavam; de maneira que se inquietavam por causa dos filhos de Israel; (Êx. 1: 11, 12)  

Aqui nestes versículos vemos como tudo começou.
Os egípcios criaram leis, carga horário de trabalhos forçados, ouve discriminação, etc. E o povo de Deus simplesmente aceitou tudo sem lutar. Assim aos poucos, o domínio dos egípcios aumentou e as resistências do povo hebreu abaixou - tornando-se eles escravos juntamente com as suas familias.

...então, os egípcios, com tirania, faziam servir os filhos de Israel e lhes fizeram amargar a vida com dura servidão, em barro, e em tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o serviço em que na tirania os serviam. (Êx. 1: 13, 14)

Como você pode observar; na terra que eles deveriam reinar por serem um povo forte e terem as promessas de Deus. Ali eles se tornaram escravos e tiveram suas vidas amargadas pelos egípcios e pela vida injusta que viviam.

Talvez você me pergunte: Como pode um povo tão forte, a quem pertencia à adoção e também a glória, as alianças, a legislação, o culto e as promessas; cairem naquele estado?

Então eu lhe respondo: Na Bíblia existem mais de 32.000 promessas de Deus que se cumprem em nossas vidas através do Senhor Jesus. Entretanto, a pessoa precisa orar, jejuar, lutar e não aceitar o mal em sua vida ou em seu lar. Pois não adianta só ter fé, é preciso usá-la!

Continua...

sábado, 27 de agosto de 2011

Escravos na sua própria terra... ( Parte 1)

No livro de Gênesis capitulo 15 versículo 18, vemos o Senhor Deus fazendo uma aliança com Abraão e lhe prometendo que a sua descendência herdaria a terra das suas peregrinações.

Disse-lhe o Senhor: Desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates...
Isto significa dizer: TODO o Oriente médio - inclusive a terra do Egito!

Então nasce uma pergunta: Se eles tinham a promessa de reinar sobre toda aquela terra, então, porque se tornaram escravos nela?
R: Por questão de conformismo e medo.
Eles foram aceitando às condições impostas pelos egipcios, (sem lutar) e aos poucos foram se tornando escravos daquele povo.

Veja o que Deus disse a Abraão em Gênesis cap. 15:
7 Eu sou o Senhor que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te por herança esta terra.  
8 Perguntou-lhe Abrão: Senhor Deus, como saberei que hei de possuí-la?
9 Respondeu-lhe: Toma-me uma novilha, uma cabra e um cordeiro, cada qual de três anos, uma rola e um pombinho.

10 Ele, tomando todos estes animais, partiu-os pelo meio e lhes pôs em ordem as metades, umas defronte das outras; e não partiu as aves.
11 Aves de rapina desciam sobre os cadáveres, porém Abrão as enxotava.
12 Ao pôr-do-sol, caiu profundo sono sobre Abrão, e grande pavor e cerradas trevas o acometeram;

13 então, lhe foi dito: Sabe, com certeza, que a tua posteridade será peregrina em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos.
14 Mas também eu julgarei a gente a que têm de sujeitar-se; e depois sairão com grandes riquezas.

15 E tu irás para os teus pais em paz; serás sepultado em ditosa velhice.
16 Na quarta geração, tornarão para aqui; porque não se encheu ainda a medida da iniqüidade dos amorreus.

17 E sucedeu que, posto o sol, houve densas trevas; e eis um fogareiro fumegante e uma tocha de fogo que passou entre aqueles pedaços.
18 Naquele mesmo dia, fez o Senhor aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência dei esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates:...

Continua...

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Não pense...

Não Pense “estou atribulado e sozinho”, porque “o Senhor está contigo como um Poderoso Guerreiro”. (Jer. 20; 11)

Não Pense “eu não posso”, pois “tudo você pode naquele que te fortalece”. (Fil. 4: 13)

Não Pense “nada tenho”, pois o “Seu Deus, segundo a Sua riqueza em glória, há de suprir em Cristo Jesus cada uma das suas necessidades”. (Fil. 4: 19. Sl 23: 1).

Não Pense “tenho medo”, “porque Deus não te tem dado um espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação”. (II Tim. 1: 7)

Não Pense “eu não tenho fé”, porque você tem “a medida da fé que Deus repartiu em cada um”. (Rom. 12; 3)

Não Pense “eu sou fraco”, porque “o Senhor é a fortaleza da tua vida” (Sl. 27: 1)
e "o povo que conhece o seu Deus se tornará forte e ativo”. (Dan. 11: 3, 2)

Não Pense “os espíritos imundos tem tido poder sobre a minha vida”, porque “maior é Aquele que está em você do que aqueles que estão no mundo”. (I Jo. 4: 4)

Não Pense “é o fim, ou estou derrotado”, porque Deus “em Cristo sempre te conduzirá em triunfos”. (II Cor. 2: 14) Por isso, se você ainda não venceu, é porque ainda não chegou o fim.

Não Pense “não tenho sabedoria, ou não tenho jeito”, pois “Cristo Jesus se tornou parte de Deus sua sabedoria, justiça, redenção e santificação”. (I Cor. 1: 30)

Não Pense “estou preocupado e frustrado”, porque em cada oração que você faz – você está “lançando sobre Ele toda sua ansiedade, e Ele tem cuidado de você”. (I Pe. 5: 7).

Não Pense “eu estou condenado”, pois “nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”. (Rom. 8: 1)

Não Pense “estou doente, enfermo e não tenho cura”, “porque Jesus tomou sobre si as nossas dores, doenças e enfermidades”, como está escrito: por suas chagas, fostes sarados. (Is. 53: 4. Mt. 8: 17. I Pe. 2: 24.)

Não Pense “eu estou preso nesta situação”, pois “onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade”. (II Cor. 3: 17) Seu corpo é o templo do Espírito Santo!

Não Pense “não sou formoso, e não se sinta complexado”, pois “o coração alegre aformoseia o rosto”. (Pv.15: 13).
Você é a imagem e semelhança de Deus! (Gên. 1: 26).
E também "Deus fez tudo formoso em seu tempo”. (Ecl. 3: 11)

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O pacote de biscoito

Certa vez uma moça que estava à espera de seu vôo, na sala de embarque comprar um livro para passar o tempo e também comprou um pacote de biscoitos.

E como ela deveria esperar por muitas horas resolveu então encontrar uma poltrona numa parte reservada para que pudesse descansar (comendo os biscoitos) e ler o seu livro em paz. 

Ao lado dela se sentou um homem e quando ela pegou o primeiro biscoito, o homem também pegou um. Ela se sentiu indignada, mas não disse nada, apenas pensou consigo mesma: “Mas que abusado! Se eu estivesse mais disposta lhe daria uma bofetada na cara que ele nunca mais esqueceria!”

A cada biscoito que ela pegava, o homem também pegava um. Aquilo à deixava tão indignada que ela não conseguia reagir. Restava apenas um biscoito e ela pensou: “O que será que o abusado vai fazer agora?” Então o homem dividiu o biscoito ao meio, deixando a outra metade para ela.  
Aquilo à deixou tão irada e cheia de raiva, que Ela pegou o seu livro e as suas coisas e se dirigiu para embarque.                   

Mas quando se sentou confortavelmente em seu assento, para surpresa dela, o seu pacote de biscoito estava ainda intacto, dentro de sua bolsa.
Então ela sentiu muita vergonha, pois quem estava errada era ela, e já não havia mais tempo para pedir desculpas.

O homem, em todo o tempo dividiu os seus biscoitos com ela, sem se sentir indignado, enquanto que ela tinha ficado muito transtornada.
Esta história nos ensina o quanto julgamos mal as pessoas em muitas situações que passamos, e o quanto somos injustos muitas vezes em nossa vida.

Procure sempre tomar cuidado antes de condenar uma pessoa ou uma situação, para que depois você não venha a se arrepender.
Disse o Senhor Jesus: Não te furtes a fazer o bem a quem de direito, estando na tua mão o poder de fazê-lo... (Pv. 3; 27)

terça-feira, 23 de agosto de 2011

O sábio e o escorpião

Certa vez, na Índia, um sábio passeava, com seu discípulo, à margem do rio Ganges, quando viu um escorpião que se afogava.
Ele, então, correu e, com a mão, retirou o animalzinho e o trouxe à terra firme. Naquele instante, o escorpião o picou.

Dizem que é uma dor terrível. A mão do sábio imediatamente inchou. Assim que ele o colocou no chão, pacientemente, o escorpião voltou para a água. E ele, com a mão já inchada e aquelas dores violentas, vai e o retira novamente, e o discípulo a observar.

Na terceira vez que ele traz o escorpião, já com a mão bastante inchada e as dores violentas, ele o põe mais distante em terra. Aí, o discípulo, já não suportando mais aquilo, diz: “Mestre, eu não estou entendendo.
Este animal… é a terceira vez que o senhor vai retirá-lo da água e ele pica sua mão dessa maneira. O senhor deve estar sofrendo dores horríveis.”


E ele, com a fisionomia plácida das almas que conhecem o segredo do bem, daqueles que já realmente conquistaram um território de amor e de renúncia no coração, que têm a visão das verdades celestes, vira-se para o discípulo e diz: “Meu filho, por enquanto a natureza dele é de picar, mas a minha é de salvar!”

Quero dedicar esta mensagem a você que têm lutado por sua familia ou por alguém, e assim, sofrido por causa da natureza de escorpião nos corações deles. Lute até você conseguir a Salvação deles!

Está escrito: Não entrarei na tenda em que moro, nem subirei ao leito em que repouso, não darei sono aos meus olhos, nem repouso às minhas pálpebras, até que eu encontre lugar para o Senhor, morada para o Poderoso de Jacó. (Sl. 132: 3 - 5)

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Marcas de baton

Numa escola pública estava ocorrendo uma situação inusitada: meninas de 12 anos que usavam batom, todos os dias beijavam o espelho para remover o excesso de batom.

O diretor andava bastante aborrecido, porque o zelador tinha um trabalho enorme para limpar o espelho ao final do dia.
Mas, como sempre, na tarde seguinte, lá estavam às mesmas marcas de batom...

Um dia o diretor juntou o bando de meninas no banheiro e explicou pacientemente que era muito complicado limpar o espelho com todas aquelas marcas que elas faziam.
Fez uma palestra de uma hora. No dia seguinte as marcas de batom no banheiro reapareceram...

No outro dia, o diretor juntou o bando de meninas e o zelador no banheiro, e pediu ao zelador para demonstrar a dificuldade do trabalho.                    
 O zelador imediatamente pegou um pano, molhou no vaso sanitário e passou no espelho.
Nunca mais apareceram marcas no espelho!

Moral da historia: Comunicar é sempre um desafio!Às vezes, precisamos usar métodos diferentes para alcançar certos resultados.
Está escrito: Se o ferro está embotado, e não se lhe afia o corte, é preciso redobrar a força; mas a sabedoria resolve com bom êxito. (Eclesiastes 10; 10)

William Colgate

Há muito tempo, um rapaz de 16 anos deixou a sua casa para procurar uma nova vida na cidade grande, levando consigo todas as suas coisas em um pequeno embrulho.

Dirigindo-se por um caminho ao longo de um canal para a cidade New York, encontrou um velho vizinho, capitão de um barco do canal, e começaram a conversar: Olá William, então para aonde você vai?
Não sei - respondeu o rapaz - O meu pai é pobre de mais para  poder me sustentar, então me disse: que eu agora estou por minha conta e preciso me manter...       

Não se preoculpe com isso - argumentou o capitão - Você deve se certificar que a sua vida comece  bem, e  ela irá continuar otimamente. Naquele momento de conversa: o rapaz contou ao seu amigo que o único ofício de que sabia alguma coisa era o do fabrico de sabão e velas, no qual ajudava o seu pai, quando se encontrava em casa.

Então — disse o velhote capitão — vamos orar juntos, e depois, eu vou lhe dar um pequeno conselho antes de você seguir o teu caminho. Então joelharam-se e naquele instante o homem orou fervorosamente por William e depois lhe deu o seguinte conselho: Sê um bom homem; e dá o teu coração a Jesus; dá também ao Senhor Jesus o que Lhe pertence de cada dólar que você ganhar e seja fiel no teu dizimo - lembre-se de tudo o que você ganhar dê o seu dizimo.

Ao chegar à grande cidade, sem casa nem amigos, William se lembrou das palavras de despedida e do conselho do seu velho amigo. Entregou o seu coração a Cristo e frequentava uma pequena igreja semanalmente.
 
Os primeiros dólares que ganhou, separou o dizimo conforme o que está escrito na Bíblia, em Malaquias cap. 3: 10.: "Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida".

Pois pensou: «Se o Senhor pede a décima parte, então dá-lo-ei», e assim fez. 
Alguns anos depois William Colgate tornou-se sócio no negócio e mais tarde o único dono e foi maravilhosamente abençoado.                                                                  
Depois, mais tarde: começou a dar vinte, trinta, cinqüenta e até noventa por cento de tudo o que ganhava na obra de Deus.                           


Esta é a história verdadeira do Sr. William Colgate, ele que não tinha nada, veio a ser um dos impresários mais bem sucedido do mundo, porque Deus o abençoou.
Seja você também um dizimista fiel e veja em sua vida os benefícios!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Coisas do mundo...

Certa vez os lixeiros de Nova York fizeram uma greve e paralisaram a coleta de lixo por quase duas semanas, deixando a cidade entupida de entulho.

As pessoas foram proibidas de colocar seu lixo nas calçadas ou de jogá-los em terrenos baldios, obrigando-se a armazená-lo em suas casas, até que a greve acabasse. Um sujeito, malandro, que já não tinha mais onde guardá-lo, criou um plano para se livrar dele.

Arrumou várias caixas de papelão, comprou papéis de presentes, fitas para enfeite e também fita adesiva. Colocou seu lixo nas caixas, fez embrulhos de presentes com laços bem caprichados, pôs as caixas no porta-malas do seu carro, levou-as até uma esquina bem movimentada, deixou-as no chão e saiu.

Foi até uma lanchonete próxima, pediu um lanche, sentou-se numa mesa e ficou observando a reação das pessoas: Passavam devagar, olhavam curiosas, viravam o pescoço... Até que apareceram uns corajosos que lançaram mão dos embrulhos e os levaram para suas casas.

Agora imagine você o rosta das pessoas quando abriram os pacotes de presentes?

Ha um ditado que diz: Nem tudo o que reluz, é ouro!
Entretanto, muitos querem acreditar que sim. E por isso, acabam levando para a sua própria casa, e para sua vida os pacotes que o diabo tem colocado em lugares visíveis, e em embalagens maravilhosas de presentes.

Está Escrito: Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente. ( I Jo. 2: 15 - 17)

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O engano da cobiça


Diz as Escrituras que: ...cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte. (Tiago 1: 14, 15) 

Um homem está entrando no chuveiro enquanto sua mulher acaba de sair dele e está se enxugando.
A campainha da porta toca. Depois de alguns segundos de discussão para ver quem vai atender a porta, a mulher desiste, se enrola na toalha e desce as escadas.

Quando ela abre a porta, vê o vizinho Pedro em pé na soleira.
Antes que ela possa dizer qualquer coisa Pedro diz: "Eu lhe dou R$ 500,00 se você deixar cair esta toalha!" Depois de pensar por alguns segundos, a mulher deixa a toalha cair e fica nua.
Pedro então entrega a ela os R$ 500,00 prometidos e vai embora.

Confusa, mas excitada com sua sorte, a mulher se enrola de novo na toalha e volta para o quarto.
Quando ela entra no quarto, o marido grita do chuveiro: -"Quem era?" "Era o Pedro, o vizinho da casa ao lado." - diz ela. O marido pergunta - " Ótimo! Ele lhe deu os R$ 500,00 que estava me devendo? "

Infelizmente muitos em nossos dias têm vendido a sua dignidade, e trocado a sua salvação por coisas (supostamente) lucrativas, mas, que no final não passam de enganos do diabo.

Tome muito Cuidado e não aceite o que é errado em sua vida, nem se deixe levar pelo engano da sua própria cobiça!
Está escrito:  Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra. Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. (Ap. 3: 11, 12)

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Memórias...

Existe um velho ditado que  diz:  Um pai cuida de dez filhos, mas dez filhos não cuidam de um pai.

Um senhor sentindo o peso dos anos, sem poder mais trabalhar, o velho pinhão estradeiro, com seu filho foi morar. O rapaz era casado, e a sua mulher deu de implicar e disse: você manda o velho embora, se você não quiser que eu vá!

E o rapaz de coração duro, com seu pai foi falar: para senhor se mudar meu pai eu venho lhe pedir, hoje aqui da minha casa o senhor vai ter que sair. Leve este couro de boi que eu acabei de curtir, para lhe servir de coberta aonde o senhor for dormir.
O pobre velho calado pegou o couro e saiu, mas o seu neto de oito anos que aquela cena assistiu, correu atrás do avô e seu paletó sacudiu. Metade daquele couro chorando, insistente ele pediu.

O velhinho querido para não ver o seu neto chorando, dividiu o couro no meio, deu uma parte para o seu neto e seguiu andando. O menino chegando em casa, o seu pai foi lhe perguntando, para que você quer este couro que seu avô ia levando?
Disse o menino ao pai: um dia  eu vou me casar, o senhor vai ficar velho, e comigo vai querer morar, pode ser que aconteça de nós não se combinar, e essa metade do couro, Eu vou dá pro senhor levar!

Há um ditado em inglês que diz: What comes around, goes around! - Ou seja, Aqui se faz, aqui se paga!
E se tratando de nossos pais, então é que esse ditado tem toda força!
O Senhor Jesus disse: Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. (Ef.  6: 2, 3)


A vespa parasita.

Os parasitas são animais que buscam garantir, através de um ser de outra espécie, benefícios que não são capazes de conseguirem sozinhos.

Nesta mensagem eu quero compartilhar com você a incrível história da Vespa Parasita e de como ela modificou a maneira que uma aranha construia a sua teia.
Nesses dias eu estava me recordando de alguns momentos que passei, quando estive em Moçambique – África. Eu me recordo que o lugar em que eu fiquei era muito humilde. E constantemente tínhamos que dividir o nosso espaço com ratos, sapos, aranhas e outros bichos. Em certa ocasião eu estava observando uma aranha construindo a sua rede quando uma vespa se aproximou.

A aranha parou o trabalho e ficou quieta. De repente, a vespa atacou e a aranha não teve como reagir: em segundos, foi picada e paralisada pela substância que a vespa injetou nela. Aproveitando sua imobilidade, a vespa colocou um ovo no abdome da aranha e foi embora.
Após alguns momentos, o efeito da picada da vespa passou e a aranha voltou ao normal e continuou construindo sua teia em forma de círculo. 

Passado alguns dias, uma larva saiu do ovo da vespa que havia sido colocado na aranha e foi crescendo no abdome dela. Nesse dia, a aranha começou a construir uma teia totalmente diferente do modelo circular normalmente feito por ela - Observe!
À esquerda, a teia circular feita normalmente pela aranha; à direita, a teia-casulo que ela construiu “Dominada” pela a larva.  

Quando a teia da direita ficou pronta, a larva saiu do abdome da aranha, lhe matou e comeu!
E naquela teia, (como você esta vendo) a larva construiu seu casulo, no qual ela se desenvolveu até se tornar uma nova vespa.

Semelhantemente à vespa, o diabo e os seus subordinados têm colocado os seus ovos em muitos corações. E estes depois que implodem, geram suas larvas que robam, matam e destroem a fé, os sonhos e o futuro de suas vitimas.
Não são poucos os que seguiam por uma estrada reta e direita,  e se deixaram seduzir pelas influências do maligno - fazendo assim a sua vontade.                                                                   

Preste bem atenção neste exemplo que a natureza nos dá:                                    

1. Depois que a vespa injetou o seu veneno e o seu ovo na aranha, a aranha no espaço de um tempo agiu normalmente até que a larva saiu.                   
2. Entretanto, depois que a larva saiu, ela começou a controlar os instintos e as reações da aranha.                                                                                                       
3. E depois de se servir da aranha como bem desejou, a vespa à matou e comeu.
4. E por final: a vespa ficou com a teia que era da aranha.

Tome muito cuidado!
Pois o diabo está a milhões de anos luz na frente da humanidade, e ele não é bobo, por isso se apegue ao SENHOR JESUS com todas as suas forças e tenha temor em seu coração.
Pois Ele é o único que pode te guardar e te defender de todo mal.

Está escrito: Quisera eu me suportásseis um pouco mais na minha loucura. Suportai-me, pois. Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo.
Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo. ( 2 Cor. 11: 1 - 3)

terça-feira, 16 de agosto de 2011

O pai, o jardim e o filho

Um Homem de idade vivia sozinho em Minnesota.
Ele queria virar a terra de seu jardim para plantar flores, mas era um trabalho muito pesado. Seu único filho, que normalmente o ajudava nesta  tarefa estava na prisão.                                                         

O homem então escreveu a seguinte carta ao filho, reclamando de seu problema: Querido Filho, Estou triste porque, ao que parece, não vou poder plantar meu jardim este ano. Detesto não poder fazê-lo porque sua mãe sempre adorava flores e esta é a época do plantio.

Mas eu estou velho demais para cavar a terra.  Se você estivesse aqui, eu não teria esse problema, mas sei que você não pode me ajudar com o jardim, pois estás na prisão. Com amor, Seu Pai. 

Pouco depois o pai recebeu o seguinte telegrama: "PELO AMOR DE DEUS, pai, não escave o jardim!
Foi lá que eu escondi os corpos!"
Às quatro da manhã do dia seguinte, uma dúzia de Agentes do FBI e policiais apareceram e cavaram o jardim inteiro, sem encontrar nenhum corpo.                                                                          

Confuso, o velho escreveu uma carta para o filho contando o que acontecera.                                   
E esta foi à resposta: Pode plantar seu jardim agora, pai.                                                                 
Isso é o máximo que eu posso fazer no momento.

Veja que a estratégia é a melhor saída quando se têm as portas fechadas. Seja um estrategista! Pois ter problemas na vida é inevitável, mas ser derrotado por eles é opcional – lembre-se disto!

Está escrito: E elogiou o senhor o administrador infiel porque se houvera atiladamente, porque os filhos do mundo são mais hábeis na sua própria geração do que os filhos da luz. (Luc. 16:8)

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A ratoeira!

Um rato olhando pelo buraco na parede vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote e pensou logo em que tipo de comida poderia ter ali. Ficou aterrorizado quando descobriu que era uma ratoeira. Foi para o pátio da fazenda advertindo a todos, e disse: “Tem uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa.”
A galinha, que estava cacarejando e ciscando, levantou a cabeça e disse: “Desculpe-me sr. Rato, eu entendo que é um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.”

O rato foi até o porco e disse a ele: “Tem uma ratoeira na casa, uma ratoeira.”
“Desculpe-me sr. Rato, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar. Fique tranquilo que o senhor será lembrado nas minhas orações.” 
O rato dirigiu-se então á vaca e ela disse: “O que Sr. Rato? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não!”

Então o rato voltou para a casa, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro.
Naquela noite ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira pegando sua vítima. 
A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pegado, e no escuro, ela não viu que a ratoeira pegou a cauda de uma cobra venenosa e a cobra picou a mulher.

O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital, mas ela voltou com febre. Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha. O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal.
Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la. Para alimentá-los o fazendeiro matou o porco.                                                                          
A mulher não melhorou e acabou morrendo. Muita gente veio para o funeral e o fazendeiro então sacrificou a vaca para alimentar todo aquele povo.

MORAL DA HISTORIA.
Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito lembre-se desta história, pois quando há uma ratoeira na casa, toda a fazenda corre risco.
                         “O problema de um é problema de todos quando convivemos em equipe.

Está escrito: Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios,  remindo o tempo, porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. (Efésios 5; 15-17)

sábado, 13 de agosto de 2011

Pai...

Um pai certa vez deu um castigo ao filho: Dormir no sótão.
Lá pela meia noite o pai foi vê-lo.
E encontrou o filho com os olhos arregalados.
"Me perdoe, papai. Deixe dormi na minha cama".
"Não filho. O castigo não pode ser alterado.
Você vai passar a noite aqui; mas o papai vem dormir com você"...

Disse o Senhor Jesus: Qual dentre vós é o pai que, se o filho lhe pedir [pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir] um peixe, lhe dará em lugar de peixe uma cobra? Ou, se lhe pedir um ovo lhe dará um escorpião?  Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem? (Lc 11: 11 - 13)

Porque quanto mais altos, mais frios?

Porque quanto mais altos, mais frios?

Esta foi a pergunta que eu fiz ao meu professor de ciências quando eu era criança, e ele me respondeu: A distância entre o Sol e a Terra é de quase 150 milhões de Km.
E a Terra gira em velocidade 1.600 km por hora.

O Sol emite radiações em ondas (longas) de calor que aquecem a Terra e a Terra por sua vez, absorve essa radiação (através da natureza) fazendo esse calor se espalhar sobre toda a sua superfície. Ou  seja, quando a terra recebe o calor enviado pelo sol; ela através das relvas, árvores e rios espalha esse calor em ondas longas de baixo para cima.
Deste modo, quanto mais perto da superfície do planeta, mais quente é.                                                   
E quanto maior é a altitude, menor é a temperatura porque o calor vêm da reflexão e absorção do raios solares pelo solo e não da proximidade do Sol. 
Por isso quanto mais alto, mais frio é.  E eu guardei isso comigo.

Eu fiz essa observação usando às minhas memórias, para (de algum modo) poder chegar até ao seu coração.
Justamente porque, não tem sido poucas as pessoas que depois que começaram a subir na vida, a atingir os seus objetivos, a prosperar e a realizar e seus sonhos pessoais ficaram cada vez mais distantes e frias.
Infelizmente muitos, vão abandonando pouco a pouco o seu casamento, sua familia, as bases da fé cristã e o seu relacionamento com Jesus.
Assim, a ida a igreja, a leitura da Bíblia, a oração, o louvor, a fidelidade nos dízimos e nas ofertas tem sido deixados de lado por eles.
Está escrito: Os néscios são mortos por seu desvio, e aos loucos a sua impressão de bem-estar os leva à perdição. (Pv 1: 32)
Por isso volte as práticas das primeiras obras!!!