quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Pêndulo de Newton

Há uma frase que diz: Toda ação tem (ou provoca) uma reação. 

Isto significa dizer que: Para toda interação, na forma de força, que um corpo aplica sobre outro, dele também irá receber na mesma intensidade.

A exemplo disto vemos aqui o Pêndulo de Newton (Um dispositivo que recebe o nome do físico Isaac Newton por demonstrar na prática a conservação do momentum e da energia, leis físicas estudadas e demonstradas por ele.)

Quando a bola bate na primeira a sua frente, essa mesma, pulsa a última para cima que  retorna na mesma proporção e força. Demonstrando assim que a força da reação é sempre a mesma da ação.

"Eu Quero através deste exemplo chamar a sua atenção para lhe dizer que: Também é assim com respeito a Nossa fé."

Quando agimos a nossa fé e fidelidade; Deus imediatamente reage em nosso favor. Por isso entenda que: respostas e milagres são frutos  do que fazemos, plantamos ou damos.

Disse o Senhor Jesus: Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. (Lucas 6: 38)

terça-feira, 29 de novembro de 2011

O Vendedor de balões

Era uma vez um velho homem que vendia balões vermelhos, azuis, amarelos, brancos e pretos enfrente a uma igreja.

Evidentemente, o homem era um bom vendedor, pois deixou um balão vermelho soltar-se e elevar-se nos ares, atraindo, desse modo, uma multidão de jovens compradores de balões.

Estava ali perto um menino que observando o vendedor, apreciava os balões. Depois de ter soltado o balão vermelho, o homem soltou um azul, depois um amarelo e finalmente um branco.

E todos eles foram subindo até sumirem de vista, o menino, de olhar atento, seguia a cada um e ficava imaginando um milhão coisas. E uma coisa o aborrecia, o homem não soltava o balão preto; então aproximou-se do vendedor e lhe perguntou: Moço, se o senhor não soltasse o balão preto, ele não subiria tanto quanto os outros?

O vendedor de balões sorriu compreensivamente para o menino, arrebentou a linha que prendia o balão preto e, enquanto ele se elevava nos ares disse: Não é a cor, filho, e sim o que está dentro dele que o faz subir.

Esta simples história nos ensina que, se o que carregamos dentro de nós é bom, reto, justo e de fé, nada e nem ninguém nos impedirá de conquistarmos nossos sonhos.

... Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos e vive;  adquire a sabedoria, adquire o entendimento e não te esqueças das palavras da minha boca, nem delas te apartes. (Pv. 4; 4, 5)

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Casa sobre areia

Disse Jesus: Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?
Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante.

É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída.

Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a terra sem alicerces, e, arrojando-se o rio contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa. (Lucas 6: 46 - 49)

Você...

Estes versículos mostram por si mesmos a diferença entre aqueles que são de Deus, daquele que não são - Veja.

Disse o Senhor Jesus: As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.
Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. (João 10: 27, 28)

Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, não me dais ouvidos, porque não sois de Deus. (João 8: 47)

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Hipocrisia

A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, idéias e sentimentos que a pessoa na verdade não possui.

Por exemplo:
Disse o Senhor Jesus: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. (Mateus 15: 8)

Muitos confessam amar ao Senhor Jesus sobre todas as coisas, entretanto, as suas atitudes mostram que eles amam é a si mesmos, e querem satisfazer apenas as suas próprias vontades.

Pois como você mesmo sabe: Não são as nossas palavras que provam nosso amor e fé em Jesus, mas sim os nossos atos!

Não adianta falar, se as nossas ações provam o contrário - Isso é hipocrisia.

Observe:
. Se na hora de escolher – Escolhemos sempre o errado.
. Na hora de decidir - decidimos sempre para o lado errado.
. Na hora de irmos à igreja – Escolhemos passear ou outras coisas.
. E no tocante aos dízimos e ofertas: Nunca temos dinheiro - Entretanto, para coisas supérfluas sempre damos um jeito?

Isso é sem dúvida nenhuma - hipocrisia.

Está escrito: Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade.  (I João 3: 18)

Ausências... Sinônimo de perdas.

Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! E, dizendo isto, lhes mostrou as mãos e o lado. Alegraram-se, portanto, os discípulos ao verem o Senhor.

Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo...

Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.  (João 20: 19 – 24)


Ao longo de toda a minha vida pastoral, eu vi muitos perderem a graça de Deus e Suas grandes bênçãos devido à ausência na igreja – assim como aconteceu com Tomé.

Pois embora sendo um dos doze apóstolos escolhido por Cristo, ele não recebeu o Espírito Santo
como os demais apóstolos – E Por quê?
R: Porque ele não estava presente quando o Senhor Jesus apareceu.

Não é o Senhor Jesus que tem que se submeter ao nosso tempo e as nossas condições (como muitos pensam), Pelo contrário, Eu e você é que precisamos estar prontos e vigilantes para quando Ele se manifestar.

Veja que Jesus não ficou esperando por Tomé, pelo contrário, abençoou aqueles que estavam reunidos em Seu Nome e desapareceu – Tomé simplesmente perdeu.

E como todos sabem, quando os discípulos disseram a ele: "Vimos o Senhor!
Ele respondeu: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei."

Talves você me pergunte: Como pode um discipulo duvidar tanto, mesmo depois de tudo o que viveu com o Senhor?
Eu lhe respondo: A falta da presença do Espirito Santo no coração da pessoa, faz ela duvidar de tudo e de todos.

Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!

E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente.
Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu!


Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram. (João 20: 25 - 29)

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Cisternas rotas

                               Ficai estupefatos, diz o SENHOR.
Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas. (Jer. 2: 12-14)

DOIS MALES TÊM COMETIDO AS PESSOAS QUE DEIXAM A IGREJA:

1. Eles têm deixado ao Senhor – O manancial de águas vivas.
2. Têm cavado cisternas – Cisternas rotas, que não retêm as águas.

O QUE SIGNIFICA DEIXAR AO SENHOR?
Significa: Abandonar ao primeiro amor, as primeiras obras, tais como: A presença na igreja, a evangelizar, a cooperação nos trabalhos, nas ofertas, nos dízimos, na leitura da Bíblia, na oração, no jejum e na busca ao Espírito Santo.

(Essas são pequenas obras (de fé e dedicação) que preservam e mantêm a pessoa junto ao manancial das águas vivas – O Senhor Jesus Cristo.)

O QUE SIGNIFICA CAVAR EM CISTERNAS ROTAS?
Significa: Dedicar todos os seus esforços e
condições a procura de algo que não existe naquele lugar.

Quantas têm sido as pessoas em nossos dias que tem dedicando o seu dinheiro, sua saúde e o seu tempo a procura de uma paz, de uma satisfação, de uma alegria e de um preenchimento para o seu vazio interior nos
desertos desta vida.

Elas investem tudo de si para este mundo (sem reservas) por algo que só existe na pessoa do Senhor Jesus.
Não existe felicidade longe de Jesus, entretanto, o ser humano ainda insiste em procurá-la nas cisternas rotas deste mundo!

Jesus  exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem... (João 7: 37 – 39)

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Você estava tão bem...

Vós corríeis bem; quem vos impediu de continuardes a obedecer à verdade?
Esta persuasão não vem daquele que vos chama.
Um pouco de fermento leveda toda a massa.
(Gálatas 5: 7 - 9)

Assim como aconteceu com o povo da igreja de Gálatas - Povo que começou bem no Caminho de Jesus, mas, que se deixaram persuadir pelas idéias de “terceiros” e abandonaram a Pratica da fé.

Também em nossos dias, muitos seguem pelo mesmo "largo-caminho" cheio de satisfações próprias e carnais. Pessoas que anteriormente estavam na igreja cantando, louvando, honrando a Deus com a sua presença, evangelizando, colaborando e sendo fieis. Hoje estão fermentados pelos prazeres do mundo e infiéis.

É muito triste ver pessoas que começaram tão bem, hoje estarem escorregando
para fora do reino de Deus...

Está escrito: Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos; e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer.

Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras
obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas. (Apocalipse 2: 2 – 5)

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Descaso para com Deus...

Que te farei, ó Efraim? Que te farei, ó Judá? Porque o vosso amor é como a nuvem da manhã e como o orvalho da madrugada, que cedo passa. (Oséias 6: 4)

Conforme o texto sagrado no livro de Oséias, Deus tem visto em nossos dias muitas pessoas como Efraim e como Judá.

Pessoas que por falta de personalidade própria e temor, se deixam levar pelas situações e nunca se firmam no bom caminho de Jesus.

Infelizmente elas se esquecem que da mesma maneira que elas tratam a Deus, também serão tratadas por Ele... Pense nisto!

Está escrito: Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.

Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados; pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários. (Hebreus 10: 25 - 27)

domingo, 20 de novembro de 2011

Um recado importante

Você é cristão?
Então veja o que o Senhor Jesus esta lhe dizendo:

Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.

E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo.

Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir?

Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, dizendo: Este homem começou a construir e não pôde acabar.

Ou qual é o rei que, indo para combater outro rei, não se assenta primeiro para calcular se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil?

Caso contrário, estando o outro ainda longe, envia-lhe uma embaixada, pedindo condições de paz.

Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo. ( Lucas 14: 26 - 33)

O testemunho de Catherine de Hueck

Quando a revolução comunista, no ano de 1919, criou uma situação política muito ruim, na Rússia, uma extraordinária jovem de apenas 20 anos decidiu abandonar o seu país.

Seu nome era Catherine de Hueck e ficou conhecida somente pelo seu título, a baronesa. Chegou a Londres grávida do primeiro filho e sem recursos.

Um tio que residia na América do norte lhe falou de Nova Iorque, onde a riqueza era tanta que os dólares caíam das árvores e ela foi viver em Nova Iorque. Trabalhou numa lavanderia onde ganhava oito dólares, dos quais mandava dois para o marido e o filho que tinham ficado no Canadá.

Tentou escrever para jornais, contando casos de guerra da Rússia que tão bem conhecia, mas ninguém se interessou. Buscou uma instituição de caridade onde foi maltratada e humilhada. Nesse dia, pensou em se suicidar. Dirigiu-se até o rio Hudson e ficou olhando as águas.

Foi quando ouviu uma voz: "ei, loirinha, o que você está fazendo aí?" Era um motorista de táxi. "quer que eu a leve para algum lugar?"
Ela respondeu: "não tenho para onde ir, nem dinheiro para pagar o táxi." "Diga a verdade", continuou o homem, "você estava pensando em pular na água. Nota-se pela sua cara de fome."

Ele a convidou para comer um hambúrguer. Ela desconfiou. Ele insistiu. Era um pai de família e religioso praticante. Ela foi para a casa dele e passou dois dias com sua família. Depois, ele lhe emprestou dinheiro para pagar a pensão.

Ela voltou a procurar emprego e, no frio da manhã, foi orando: "Oh Meu Deus, perdoa-me aquele pensamento de desespero ao lado do rio. Ajuda-me a arranjar um emprego." Naquele momento, um vento forte lhe lançou no rosto um pedaço de papel.

Era uma folha de anúncios de jornal, pedindo empregadas domésticas. Catherine se animou.
Era a primeira vez que ela via uma resposta a uma oração em vez de vir do céu, vir do chão, trazida pelo vento, num pedaço sujo de jornal.

Ela pensou: "Deus é muito estranho mesmo. Manda motoristas de táxi atrás de uma jovem desesperada, fala na voz dos ventos, e responde até pelo jornal."

Mais tarde, se tornou rica proferindo conferências pela América, contando a sua história.
Em outubro de 1930 ela fundou as casas da amizade e mais tarde, numa ilha que lhe foi doada, no Canadá, o Madonna House, uma obra que ampara criaturas necessitadas.

Por mais difíceis que sejam os problemas, jamais pense em desistir. Sempre existe alguém que pode ajudar você. E quase sempre esta pessoa está muito perto. Olhe, procure, conte a sua dificuldade. Seja qual for a provação, entregue-se a Jesus em confiança. Ele é o caminho. Aguarde um pouco mais, na fé e o auxílio alcançará você. Desistir, nunca!

sábado, 19 de novembro de 2011

O orientador...

Num dia lindo e ensolarado o coelho saiu da toca com o notebook e pôs-se a trabalhar, bem concentrado.

Pouco depois, passou por ali uma raposa e viu o coelhinho bem distraído no seu trabalho, e chegou a salivar. No entanto, ela ficou intrigada com a atividade do coelho e aproximando-se curiosamente disse: Coelhinho, o que você está fazendo aí tão concentrado? 

Estou redigindo a minha tese de doutorado, disse o coelho sem tirar os olhos do computador. Hum... perguntou a raposa: E qual é o tema da sua tese? Disse o coelho: É uma teoria provando que os coelhos são verdadeiros predadores naturais das raposas. A raposa ficou indignada: Ora, isso é ridículo. Nós, as raposas é que somos os predadores dos coelhos.

Respondeu o coelho: Absolutamente! Venha comigo à minha toca que eu mostro a minha prova experimental. O coelho e a raposa entram na toca e poucos instantes depois se ouviu uns ruídos  indecifráveis e alguns grunhidos de dor e depois o silêncio.

Em seguida o coelho volta sozinho e mais uma vez retoma aos trabalhos no notebook. Meia hora depois passa um lobo. Ao ver o apetitoso coelhinho tão distraído, agradece mentalmente a cadeia alimentar por estar com o seu jantar garantido.

No entanto, o lobo também acha muito curioso um coelho trabalhando naquela concentração toda, Então, o lobo resolve saber do que se tratava, antes de devorá-lo. Disse o lobo: Olá, meu jovem coelho. O que o faz trabalhar tão arduamente?

Ele respondeu: Minha tese de doutorado, senhor Lobo. É uma teoria que venho desenvolvendo há algum tempo e que prova que nós, coelhos, somos os piores predadores naturais dos lobos. O lobo não se conteve e caiu na gargalhada com a petulância do coelho: Ha, ha, ha... Coelhinho. Isto é um despropósito.

Nós, os lobos, é que somos os genuínos predadores naturais dos coelhos. Aliás, chega de conversa...
Então disse o colhe: Desculpe-me, mas se você quiser, eu posso apresentar a prova da minha tese. Você gostaria de me acompanhar à minha toca?

O lobo não consegue acreditar na sua sorte!!. Ambos desaparecem toca a dentro. Alguns instantes depois ouve-se uivos desesperados, ruídos de mastigação e silêncio. Mais uma vez o coelho retorna sozinho, impassível, e volta a dedilhar o teclado de seu notebook, como se nada tivesse acontecido...

Um pardal que ali passava, vendo aquela cena, não acreditou. E entrando na toca do coelho viu uma enorme pilha de ossos ensangüentados e peles de diversas ex-raposas e, ao lado desta, outra pilha ainda maior de ossos e restos mortais daquilo que um dia foram lobos.
Mas no centro das duas pilhas de ossos, um enorme Leão, satisfeito, bem alimentado e sonolento, a palitar os dentes.

MORAL DA ESTÓRIA:
Não importa quão absurdo é o tema de sua tese.
Não importa se você não tem o mínimo fundamento científico.
Não importa se os seus experimentos nunca chegam a provar sua teoria.
Não importa nem mesmo se suas idéias vão contra o mais óbvio dos conceitos lógicos...
O que importa é quem é o seu ORIENTADOR!

Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida. No caminho da sabedoria, te ensinei e pelas veredas da retidão te fiz andar. Em andando por elas, não se embaraçarão os teus passos; se correres, não tropeçarás. Retém a instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida. ( Pv. 4; 10 – 13 )

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O pai, o rapaz e o carro...

Era um vez um rapaz que ia muito mal na escola. Suas notas e o comportamento eram uma decepção para seus pais que sonhavam em vê-lo formado e bem sucedido.

Um belo dia, o bom pai lhe propôs um acordo: Se você, meu filho, mudar o comportamento, se dedicar aos estudos e conseguir ser aprovado no vestibular para a Faculdade de Medicina, lhe darei então um carro de presente.

Por causa do carro, o rapaz mudou da água para o vinho. Passou a estudar como nunca e a ter um comportamento exemplar. O pai estava feliz, mas tinha uma preocupação. Sabia que a mudança do rapaz não era fruto de uma conversão sincera, mas apenas do interesse em obter o automóvel. Isso era mau!.

O rapaz seguia os estudos e aguardava o resultado de seus esforços. Assim, o grande dia chegou! Fora aprovado para o curso de Medicina. Como havia prometido, o pai convidou a família e os amigos para uma festa de comemoração.

O rapaz tinha por certo que na festa o pai lhe daria o automóvel. Quando pediu a palavra, o pai elogiou o resultado obtido pelo filho e lhe passou às mãos uma caixa de presente. Crendo que ali estavam as chaves do carro, o rapaz abriu emocionado o pacote. Para sua surpresa, o presente era uma Bíblia.

O rapaz ficou visivelmente decepcionado e nada disse. A partir daquele dia, o silêncio e distância separavam pai e filho. O jovem se sentia traído e, agora, lutava para ser independente. Deixou a casa dos pais e foi morar no Campus da Universidade.

Raramente mandava notícias à família. O tempo passou, ele se formou, conseguiu um emprego em um bom hospital e se esqueceu completamente do pai. Todas as tentativas do pai para reatar os laços foram em vão.
Até que um dia o velho, muito triste com a situação, adoeceu e não resistiu. Faleceu.

No enterro, a mãe entregou ao filho, indiferente, a Bíblia que tinha sido o último presente do pai e que havia sido deixada para trás. De volta à sua casa, o rapaz, que nunca perdoara o pai, quando colocou o livro numa estante, notou que havia um envelope dentro dele.

Ao abri-lo, encontrou uma carta e um cheque. A carta dizia: "Meu querido filho, sei o quanto você deseja ter um carro. Eu prometi e aqui está o cheque para que você escolha aquele que mais lhe gradar. No entanto, fiz questão de lhe dar um presente ainda melhor: A Bíblia Sagrada.

Nela aprenderás o Amor a Deus e a fazer o bem, não pelo prazer da recompensa, mas pela gratidão e pelo dever de consciência". Corroído de remorso, o filho caiu em profundo pranto.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A pessimista e a otimista

Um senhor pai de família tinha duas filhas, a mais nova era bem otimista e a mais velha muito pessimista. Na época do natal o pai então quis fazer uma surpresa para as duas.

Enquanto ambas dormiam, ele juntamente com a mãe delas colocou um presente ao lado da cama de cada uma e saíram. Bem! E esses foram os presentes.

Para a filha mais velha (a pessimista) eles colocaram uma bicicleta novinha, totalmente completa, super resistente, profissional, como só os ciclistas de corridas possuem.
Já para a filha mais nova (a otimista) eles colocaram uma caixa de sapato cheia de estrumes de cavalos.

Quando então as jovens se acordaram de manhã cedo, ao lado da cama de cada um estava o presente.
A mais velha então começou a reclamar e até mesmo chorar colocando todos os tipos de defeitos na bicicleta e dizia: Como eu posso andar de bicicleta!

Eu só vou me cansar! As correntes caem das bicicletas, eu vou me sujar tendo que arrumar! Posso sofrer um acidente e ficar aleijada! Etc...

No outro quarto, entretanto, quando a mais nova acordou “por causa do barulho de sua irmã”.
Ela sentiu um forte cheiro de coco de cavalo ao lado de sua cama, e olhando a volta, viu então a caixa de sapato cheia de estrumes.

Muito feliz e sem conseguir se conter, ela começou a exultar e a gritar: Oba! Oba! Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida! Obrigado mãe! Obrigado pai por tudo!!
Eeeeee... E.....! Cadê... cadê... onde esta o cavalo que eu ganhei?!... 

Uma das coisas que mais agrada a Deus nesta vida, é quando uma pessoa (em meio as lutas e decepçoes) possue um espirito de Fé, Determinação e Otimismo.
Pois ao contrário de muitos – ela conquistará tudo o que o seu coração desejar.

Como está escrito: Tomar-te-ei, e reinarás sobre tudo o que desejar a tua alma...
Se ouvires tudo o que eu te ordenar, e andares nos meus caminhos, e fizeres o que é reto perante mim, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos... eu serei contigo, e te edificarei uma casa estável
.... (1 Reis 11: 37, 38)

E mais: Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. (2 Tim. 1: 7)

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Os três conselhos...

Um casal de jovens recém casados, era muito pobre e vivia de favores num sítio do interior.
Um dia o marido fez uma proposta à esposa: Querida eu vou sair de casa e vou viajar para bem distante, arrumar um emprego e trabalhar até que eu tenha condições de voltar e dar a você uma vida mais digna e confortável.

Não sei quanto tempo vou ficar longe de casa, só peço uma coisa: que você me espere e, enquanto eu estiver fora, seja fiel a mim que eu serei fiel a você.

Assim sendo o jovem saiu. Andou muitos dias a pé, até que encontrou um fazendeiro que estava precisando de alguém para ajudar em sua fazenda. Ele se ofereceu para trabalhar, e foi aceito. Sendo assim, propôs um pacto ao patrão e disse: Patrão eu peço só uma coisa para o Senhor.

Deixe-me trabalhar pelo tempo que eu quiser e quando eu achar que eu devo ir embora o Senhor me dispense das minhas obrigações. Não quero receber o meu salário. Quero que o Senhor o coloque na poupança até o dia que eu sair daqui. No dia em que eu sair o Senhor me dará o dinheiro e eu sigo o meu caminho.

Tudo combinado, aquele jovem trabalhou muito, sem férias e sem descanso. Depois de vinte anos ele chegou para o seu patrão e lhe disse: Patrão eu quero o meu dinheiro, pois estou voltando para a minha casa.

O patrão então lhe disse: Tudo bem, nós fizemos um pacto e eu vou cumprir, só que antes eu quero lhe fazer uma proposta. Curioso ele pregunta qual a proposta e seu patrão lhe diz: Eu lhe dou todo o seu dinheiro e você vai embora ou eu lhe dou três conselhos e não lhe dou o dinheiro e você vai embora.

Se eu lhe der o dinheiro eu não lhe dou os conselhos e se eu lhe der os conselhos não lhe dou o dinheiro.
Vai pro seu quarto, pensa e depois me dá a resposta. O rapaz pensou durante dois dias depois procurou o patrão e lhe disse: Eu quero os três conselhos.

O patrão respondeu: Se eu lhe der os conselhos eu não lhe dou o dinheiro.
Mas ele disse: Eu quero os conselhos.
O patrão então lhe falou:

1º Nunca tome atalhos em sua vida, caminhos mais curtos e desconhecidos podem custar a sua vida.
Nunca seja curioso para aquilo que é mal, pois a curiosidade pro mal pode ser mortal.
Nunca tome decisões em momentos de ódio e de dor, pois você pode se arrepender e ser tarde demais.

Após dar os três conselhos o patrão disse ao rapaz que já não era tão jovem assim: Aqui você tem três pães, dois são para você comer durante a viagem e o terceiro é para comer com a sua esposa quando chegar em sua casa.

O rapaz  seguiu o seu caminho de volta para casa, depois de vinte anos longe de casa e da esposa que ele tanto amava. Andou durante o primeiro dia e encontrou um viajante que o cumprimentou e lhe perguntou: Pra onde você vai?

- Vou para um lugar muito distante que fica a mais de vinte dias de caminhada por esta estrada.
- Rapaz, esse caminho é muito longo, eu conheço um atalho que é dez vezes menor e você vai chegar em poucos dias. O rapaz ficou contente e começou a seguir pelo atalho, quando lembrou-se do primeiro conselho do seu patrão: Nunca tome atalhos em sua vida, caminhos mais curtos e desconhecidos podem custar a sua vida. Então voltou e seguiu o seu caminho. Dias depois ele soube que aquilo era uma emboscada.

Depois de alguns dias de viagem, achou uma pensão na beira da estrada onde pôde hospedar-se.  De madrugada acordou assustado com um grito estarrecedor e muito barulho. Levantou-se de um salto só e dirigiu-se à porta para sair. Quando lembrou do segundo conselho: Nunca seja curioso para aquilo que é mal, pois a curiosidade pro mal pode ser mortal. Voltou, deitou-se e dormiu.

Ao amanhecer, após tomar o café, o dono da hospedagem lhe perguntou se ele não havia ouvido um grito e ele disse que sim... Então por que não foi ver o que era,  não ficou curioso?
Ele disse que não. Então o hospedeiro lhe falou: Você é o único que sai vivo daqui,  um louco gritou durante a noite e quando os hóspede saia ele o matava.

O rapaz seguiu seu caminho e depois de muitos dias e noites de caminhada, já ao entardecer, viu entre as árvores a fumaça da sua casinha, andou e logo viu entre os arbustos a silhueta da sua esposa.
O dia estava escurecendo, mas ele pode ver que a sua esposa não estava só.

Andou mais um pouco e viu que ela tinha deitado em seu colo a cabeça de um homem a quem ela estava acariciando os cabelos. Ao ver aquela cena o seu coração se encheu de ódio e amargura e ele decidiu matar os dois sem piedade.

Apressou os passos, quando se lembrou do terceiro conselho: Nunca tome decisões em momentos de ódio e de dor, pois você pode se arrepender e ser tarde demais. Então ele parou, refletiu e decidiu dormir aquela noite ali mesmo. Ao amanhecer, já com a cabeça fria ele disse: Não vou matar minha esposa e nem o seu amante.

Vou voltar para o meu patrão e pedir que ele me aceite de volta. Só que antes eu quero dizer para a minha esposa que eu fui fiel a ela. Dirigiu-se à porta da casa e bateu. Ao abrir a  porta, a esposa  reconhece o seu marido e se atirou ao seu pescoço e o abraçou afetuosamente. Ele tenta afastá-la, mas não conseguiu, pois tamanha era a felicidade dela. Então com lágrimas ele lhe diz: Eu fui fiel a você e você me traiu.

- Como? __ e ainda espantada diz_ Eu não lhe traí, o esperei durante esses vinte anos.
- E aquele homem que você estava acariciando ontem ao entardecer?
- Aquele homem é nosso filho. Quando você foi embora eu descobri que estava grávida e hoje ele está com vinte anos de idade.


Então ele conheceu e abraçou seu filho, contou-lhes toda a sua história enquanto a esposa preparava o café
e sentaram-se para tomar o café e comer o último pão.
Após a oração de agradecimento e lágrimas de emoção ele parte o pão, e ao parti-lo, ali estava todo o seu dinheiro...!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Isto também passará...

Conta-se de um rei bondoso e sábio que se encontrava no final de sua vida.

Um dia, pressentindo a chegada da morte, chamou seu único filho, tirou do dedo um anel e deu-lhe dizendo: “Quando fores rei, leve sempre contigo este anel.

Nele está uma inscrição.
Quando passares por momentos difíceis ou de glórias, retire o anel e leia o que nele está escrito.”

O velho sábio rei morreu, e seu filho passou a reinar em seu lugar, sempre usando o anel que seu pai lhe dera. Passado algum tempo, surgiram conflitos com o reino vizinho que culminaram numa grande guerra.

E num momento de grande angústia no aceso das batalhas, vendo mortos e muitos feridos caídos em meio ao rio de sangue, lembrou-se do anel, tirou-o e leu a inscrição: "Isto também passará." E continuou a lutar com seu valente exército.

Perdeu batalhas, venceu outras tantas, mas, ao final, saiu vitorioso.
Ao retornar para seu reino, entrou coberto dos lauréis da conquista e coroado de glórias, sendo aclamado por todos como o maior dos heróis.

Nesse momento, ele se lembrou de seu velho e querido pai.
Tirou o anel e novamente leu: "Isto também passará."

domingo, 13 de novembro de 2011

O ponto negro...

Certo dia, um professor chegou na sala de aula e disse aos alunos para se prepararem para uma prova-relâmpago. Todos acertaram suas filas, aguardando assustados o teste que viria.

O professor foi entregando, então, a folha da prova com a parte do texto virada para baixo, como era de costume. Depois que todos receberam, pediu que virassem a folha.

Para surpresa de todos, não havia uma só pergunta ou texto, apenas um ponto negro, no meio da folha. O professor, analisando a expressão de surpresa que todos faziam, disse o seguinte:

- Agora, vocês vão escrever um texto sobre o que estão vendo.

Todos os alunos, confusos, começaram, então, a difícil e inexplicável tarefa. Terminado o tempo, o mestre recolheu as folhas, colocou-se na frente da turma e começou a ler as redações em voz alta.

Todas, sem exceção, definiram o ponto negro, tentando dar explicações por sua presença no centro da folha. Terminada a leitura, a sala em silêncio, o professor então começou a explicar:  Esse teste não será para nota, apenas serve de lição para todos nós.

Ninguém na sala falou sobre a folha em branco.
Todos centralizaram suas atenções no ponto negro.

Assim acontece em nossas vida. Temos uma folha em branco inteira para observar e aproveitar, mas sempre nos centralizamos nos pontos negros. A vida é um presente que Deus entregou a cada um de nós, com extremo carinho e cuidado.

E nela Temos Grandes Motivos para nos alegrar.
A Salvação, a Familia, o Trabalho, os Amigos que se fazem presentes, os milagres que diariamente presenciamos etc...

No entanto, insistimos em olhar apenas para o ponto negro!
O problema de saúde que nos preocupa, a falta de dinheiro, o relacionamento difícil com um familiar, a decepção com um amigo, etc.

Os pontos negros são mínimos em comparação com tudo aquilo que temos diariamente, mas são eles que povoam nossa mente. Pense nisso!

Tire os olhos dos pontos negros de sua vida e Aproveite cada bênção, cada momento que o Senhor Jesus lhe concede.
Creia que o choro pode durar toda a noite, mas a alegria logo vem no amanhecer.

sábado, 12 de novembro de 2011

Ingratidão...

Um leão encontrou um grupo de gatos conversando. “Vou devorá-los”, pensou. Mas começou a sentir-se estranhamente calmo.

Então resolveu sentar-se perto deles, para prestar atenção no que diziam.

- Um dentre eles (sem notar a presença do leão) orando disse: Meu bom Deus, Oramos a tarde inteira!

Pedimos que chovesse ratos do céu! E, até agora, nada aconteceu!

- Disse outro. - Será que o Senhor não existe?
O céu permaneceu mudo. E os gatos perderam a fé.

O leão levantou-se, e seguiu seu caminho, pensando: “veja como são as coisas.
Eu ia matar estes animais, mas Deus me impediu.

Mesmo assim, eles pararam de acreditar nas graças divinas: estavam tão preocupados com o que estava faltando, que nem repararam na proteção que receberam”.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Só mais um minuto...

Um homem, no limite de suas forças, atentou contra a própria vida com uma arma de fogo.

Ouvindo o tiro, o vizinho entrou naquele apartamento, e ao lado do corpo encontrou uma carta assim escrita: Não deu para suportar.

Passei a noite toda como um louco pelas ruas. Fui a pé...não tinha condições de dirigir. Perdi meu emprego por injustiça feita contra mim. Nada mais consegui.

Ontem telefonaram avisando que minha moradia no campo foi incendiada. Estava ameaçado de perder este apartamento por não ter pago as prestações.

Só me restou um carro tão desgastado que nada vale. Afastei-me de todos os meus amigos com vergonha desta humilhante situação... e agora, chegando aqui, não encontrei ninguém...fui abandonado e levaram até minhas melhores roupas!

Aquele que me encontrar, faça o que tem que ser feito. Perdão!!.

O vizinho dirigiu-se ao telefone para chamar a polícia. Quando esta chegou viu que havia recado na secretária eletrônica. Era a voz da mulher do morto: - Alô ! Sou eu querido!

Ligue para a firma! O engano foi reconhecido e você está sendo chamado de volta para a semana que vem! O dono do apartamento disse que tem uma boa proposta para não o perdermos! Estamos na nossa casinha de campo. A história do incêndio era trote!

Isso merece uma festa, não merece? Nossos amigos estão vindo para cá. Um beijo!
Já coloquei suas melhores roupas no porta malas do seu carro. Vem!

"Nunca perca a FÉ por piores que pareçam as circunstâncias... Em Jesus haverá sempre um recomeço e uma saida para qualquer adversidade".

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

As pedras e o vaso...

Um professor de ciências de um colégio queria demonstrar um conceito aos seus alunos. Ele pegou um vaso de boca larga e colocou algumas pedras dentro. Então perguntou a classe: Está cheio?
Unanimemente responderam: sim!

O professor então pegou um balde de pedregulhos e virou dentro do vaso. Os pequenos pedregulhos se alojaram nos espaços entre as rochas grandes.
Então, perguntou aos alunos e agora, esta cheio?
Desta vez alguns estavam hesitantes, mas a maioria respondeu: sim!


O professor então levantou uma lata de areia e começou a derramar a areia dentro do vaso. A areia preencheu os espaços entre os pedregulhos.
Pela terceira vez, o professor perguntou: Então, está cheio?
Agora, a maioria dos alunos estava receosa, mas novamente muitos responderam: sim!


O professor então mandou buscar um jarro de água e jogou-a dentro do vaso. A água saturou a areia. Neste ponto, o professor perguntou para a classe: Qual o objetivo da demonstração?

Um jovem e brilhante aluno levantou a mão e respondeu: Não importa quanto a “agenda” da vida esteja cheia, sempre conseguirá “espremer” dentro de mais coisas!
Não, respondeu o professor, o ponto é o seguinte: A menos que você não coloque as pedras grandes em primeiro lugar dentro do vaso, nunca mais as conseguirá colocar lá dentro.

As pedras grandes são as coisas importantes da sua vida: O Senhor Jesus, a sua família, o seu trabalho, o seu crescimento pessoal e profissional e os seus amigos.

Se você preencher sua vida somente com coisas pequenas como demonstrei com os pedregulhos, com a areia e água, as coisas realmente importantes, nunca terão tempo nem espaço em sua vida.Quando estiver incomodado com a falta de tempo para fazer suas coisas lembre-se da história sobre as pedras e o vaso.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Carroça vazia...

Certa manhã, meu pai convidou-me a dar um passeio
no bosque e eu aceitei com prazer.

Ele se deteve numa clareira e depois de um pequeno silêncio me perguntou: Além do cantar dos pássaros, você está ouvindo mais alguma coisa?

Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi: Estou ouvindo um barulho de carroça.

Isso mesmo, disse meu pai. É uma carroça vazia ...
Perguntei ao meu pai: Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos?

Ora, respondeu meu pai. É muito fácil saber que uma carroça está vazia, por causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça maior é o barulho que faz.

Tornei-me adulto, e até hoje (como pastor), quando vejo uma pessoa falando demais, inoportuna, interrompendo a conversa de todo mundo, tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo: Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz...

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Aprendendo com o lapis

O menino olhava a avó escrevendo uma carta.
A certa altura, perguntou: Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco?

E por acaso, é uma história sobre mim?
A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto: Estou escrevendo sobre você, é verdade.

Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele quando crescesse.

O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial. Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida, disse ele! A avó respondeu: Tudo depende do modo como você olha as coisas.

Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa que fará a Diferença.

Primeira qualidade: Você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão é a de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção a Sua vontade.

Segunda qualidade: De vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor.

Terceira qualidade: O lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça.

Quarta qualidade: O que realmente importa no lápis, não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você.

Quinta qualidade do lápis: Ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação.

sábado, 5 de novembro de 2011

As 7 maravilhas do mundo


Um grupo de estudantes de geografia estudava as sete maravilhas do mundo.

No final da aula, aos estudantes foi pedido para fazerem uma lista do que eles pensavam que fossem consideradas as novas sete maravilhas do mundo.

Embora houvesse algum desacordo começaram os votos:
1. A Grande Muralha - China.
2. Cristo Redentor - Brasil .

3. Petra - Jordânia .
4. Taj Mahal - Índia.
5. Coliseu de Roma - Itália.
6. Chichén Itzá - México.
7. Machu Pichu - Peru.

Ao recolher os votos, o professor notou uma estudante muito quieta. A menina, não tinha virado sua folha ainda. O professor então perguntou à menina se tinha problemas com sua lista.

A menina quieta respondeu:  Sim, um pouco, eu não consigo fazer a lista, porque são muitas maravilhas. Então o professor disse: Bem, diga-nos que o que você tem, e talvez nós possamos ajudá-la.

A menina hesitou, então leu: "- Eu penso que as sete maravilhas do mundo sejam:
1. Tocar.
2. Tentir sabor.
3. Ver.
4. Ouvir.

Hesitou um pouco e então...
5. Sentir.
6. Rir.
7. E amar.
A sala então ficou completamente em silêncio.

"É fácil para nós, olhar as façanhas do homem. Entretanto, Nós mesmos negligenciamos tudo o que Deus fez para nós.
Me diga... Existe no mundo obra mais linda do que esta?..."

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Impressão de bem-estar...

Em nossos dias, existe muitas pessoas que (erroneamente) tem (muitas vezes) trocado estar com Jesus, pelos prazeres desse mundo. Por causa disso, veja o que Senhor Deus disse:
Atentai para a minha repreensão; eis que derramarei copiosamente para vós outros o meu Espírito e vos farei saber as minhas palavras.

Mas, porque clamei, e vós recusastes; porque estendi a mão, e não houve quem atendesse; antes, rejeitastes todo o meu conselho e não quisestes a minha repreensão;

também eu me rirei na vossa desventura, e, em vindo o vosso terror, eu zombarei, em vindo o vosso terror como a tempestade, em vindo a vossa perdição como o redemoinho, quando vos chegar o aperto e a angústia.

Então, me invocarão, mas eu não responderei; procurar-me-ão, porém não me hão de achar. Porquanto aborreceram o conhecimento e não preferiram o temor do SENHOR; não quiseram o meu conselho e desprezaram toda a minha repreensão.

Portanto, comerão do fruto do seu procedimento e dos seus próprios conselhos se fartarão. Os néscios são mortos por seu desvio, e aos loucos a sua impressão de bem-estar os leva à perdição.
(Prov. 1; 23 - 32)

Estendi as mãos todo dia a um povo rebelde, que anda por caminho que não é bom, seguindo os seus próprios pensamentos; povo que de contínuo me irrita abertamente... (Is. 65: 2 - 3)


quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Sr. Soichiro Honda

Este homem investiu tudo o que tinha numa pequena oficina onde trabalhou dia e noite, inclusive chegou a dormir várias vezes na própria oficina.

Quando apresentou o resultado final de seu trabalho a uma grande empresa, eles disseram que o seu produto não atendia ao padrão de qualidade exigido.

Então ele voltou a estudar por mais dois anos, sendo vítima da maior gozação dos seus colegas e de alguns professores que o tachavam de "visionário".

Após dois anos, a empresa que o recusou finalmente fechou contrato com ele. Entretanto, durante a guerra a sua pequena fábrica foi bombardeada duas vezes, e grande parte dela destruída.

Ele reconstruiu a sua fábrica, mas um terremoto arrasou com ela e isto "foi a gota d'água"!
Entretanto mesmo diante de tantas dificuldades ele nunca entrou em pânico, desesperos, angustias e desistiu! Não!

Após a guerra e o terremoto seguiu-se uma grande escassez de gasolina em todo o país, sendo Criativo, ele adaptou um pequeno motor a sua bicicleta e saiu pelas ruas.

Os seus vizinhos ficaram maravilhados e todos queriam também as chamadas "bicicletas motorizadas".
A demanda pelos motores aumentaram muito e logo ele ficou sem mercadorias.

Decidiu então montar uma fábrica para essa novíssima invenção. Como não tinha capital, resolveu pedir ajuda para mais de quinze mil lojas espalhadas pelo país.

Como a idéia era boa, conseguiu apoio de mais ou menos cinco mil lojas que lhe adiantaram o capital necessário para a indústria. Encurtando a história: hoje a Honda Corporation é um dos maiores impérios da indústria automobilística japonesa, conhecida e respeitada no mundo inteiro.

Tudo porque o Sr. Soichiro Honda, seu fundador, não se deixou abater pelos terríveis obstáculos que encontrou pela frente. Portanto, se você adquiriu a mania de viver reclamando, pare com isso!

O que sabemos é uma gota d'água. O que ignoramos é um oceano.
Lembre-se, nosso dia não termina ao anoitecer, portanto não se desanime e acredite que você é capaz!

Disse o Senhor Jesus: Tudo é possível ao que crê. (Mar. 9: 23)

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Pra baixo, pra cima, pra baixo, pra cima...

Um paciente vai a um consultório psicológico e diz ao doutor:  Doutor... toda vez que estou na cama, acho que tem alguém embaixo.

Aí, eu vou para baixo da cama e acho que tem alguém em cima. Pra baixo, pra cima, pra baixo, pra cima. Estou ficando maluco!

Deixe-me tratar de você durante 2 anos – diz o psicólogo. Venha três vezes por semana e eu curo este problema.
E quanto o senhor cobra? – pergunta o paciente. R$ 120,00 por sessão – responde o psicólogo.
- Bem, eu vou pensar – conclui o rapaz.
Passados 6 meses, eles se encontram na rua.

- Por que você não me procurou mais? – pergunta o psicólogo.
Ele respondeu: A 120 paus a consulta, três vezes por semana, 2 anos, ficaria caro demais, aí um sujeito num bar me curou por R$ 10,00.

- Ah é? Como? - pergunta o psicólogo.
Ele disse: - Por R$ 10,00 ele cortou os pés da cama…

"Muitas vezes, o problema é sério, mas a solução pode ser muito simples!
Procure focar os seus olhos em uma solução ao invés de ficar pensando no problema."

Está escrito: Se o ferro está embotado, e não se lhe afia o corte, é preciso redobrar a força; mas a sabedoria resolve com bom êxito. (Ecl. 10: 10)