segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O amor do dinheiro é raiz de todos os males

No evangelho de Marcos capítulo 10 a partir do versículo 17, encontramos a história do jovem rico. Um rapaz que tinha tudo, menos a vida eterna.

Então ele foi ao Senhor Jesus e perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?Jesus lhe respondeu: Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus. (Em outras palavras Ele quiz dizer: você me vê como Deus, para me chamar de bom?)

Jesus continuou: Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. E ele lhe perguntou, Quais?
Disse Jesus: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, não defraudarás ninguém, honra a teu pai e a tua mãe.

Observando a lei que foi entregue a Moisés no monte Sinai, iremos notar que havia 10 mandamentos. Aqui nesta passagem, o Senhor Jesus menciona apenas 6 – os relacionados ao nosso próximo.

Se eu lhe perguntar:
Você tem obedecido a esses seis mandamentos que o Senhor Jesus ditou nesta lista?
O que você me diria?... Você me diria que sim?... Não?...
Quem seria capaz de afirmar que nunca mentiu, que nunca desobedeceu a seus pais, que nunca pensou mais em si mesmo do que no seu próximo? Quem...?
Também não se esqueça que o Senhor Jesus disse que quando o assunto é cobiçar, roubar e matar – basta pensar e isso também será levado em conta...

Mas o jovem rico respondeu: Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude, que me falta ainda? Você teria coragem de responder assim para Deus? Não é a toa que está escrito: Todo caminho do homem é reto aos seus próprios olhos... (Pv. 21: 2)

Veja e observe: Ele não foi capaz de admitir a sua incapacidade de obedecer aos mandamentos de Deus e disse: "tudo isso tenho observado desde a minha juventude", em outras palavras – eu tenho feito tudo...

Então o Senhor Jesus lhe dá o golpe final e revela que suas respostas não tinham consistência, e diz: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me. Tendo, porém, o jovem ouvido esta palavra, retirou-se triste, por ser dono de muitas propriedades.

Veja... Onde está o amor ao próximo aqui?... E onde está o amor a Deus?
Pois quando ele virou as costas para o Senhor Jesus e foi embora, (decepcionado) ele não virou as costas somente para Jesus, mas também para as pessoas que ele podia ter ajudado e não ajudou!!

Ele não amava o próximo e nem queria seguir o Senhor Jesus – ele queria sim, que Deus servisse a ele e fosse do jeito dele!!
Está escrito: Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. (I Tm. 6; 10)

Infelizmente temos visto isso em nossos dias – o mesmo que Senhor Jesus viu neste rapaz.

0 comentários:

Postar um comentário