sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Debate por um alojamento.

Em alguns templos japoneses, existe uma antiga tradição: se um monge errante conseguir vencer um dos monges residentes num debate sobre o budismo, poderá pernoitar no templo. Caso contrário terá de ir embora.
Havia um templo assim no norte do Japão dirigido por dois irmãos, o mais velho era muito culto e estudado, o mais novo, pelo contrário, era tolo e tinha apenas um olho.

Uma noite, um monge errante foi pedir alojamento a eles; e o irmão mais velho, por ter estudado por muitas horas estava cansado; assim, pediu ao mais novo que fosse debater: "Solicite que o dialogo seja em silêncio", disse o mais velho.
Pouco depois, o viajante voltou e disse ao irmão mais velho: Que homem maravilhoso é seu irmão, Venceu brilhantemente o debate. Assim, devo ir-me embora. Boa noite.

Antes de o ancião partir disse o irmão mais velho: por favor, conte-me com foi o dialogo.
"Bem", disse o viajante, "primeiramente, ergui um dedo simbolizando Buda. 
Seu irmão levantou dois dedos simbolizando Buda e seus ensinamentos. 
Então, ergui três dedos para representar Buda, seus ensinamentos e seus discípulos. 
Daí, seu irmão sacudiu o punho cerrado em minha frente, indicando que todos os três vêm de uma unica realização – Com isso, o viajante se foi. 

Pouco depois, veio o irmão mais novo parecendo muito aborrecido.
Soube que você venceu o debate, falou o mais velho. 
Que nada, disse o mais novo, esse viajante é um homem muito rude. 

É? Disse o mais velho, Conte-me qual foi o tema do debate.
Ora! Exclamou o mais novo, no momento em que ele me viu, levantou um dedo insultando-me, indicando que tenho apenas um olho.
Mas por ser ele um estranho, achei que deveria ser polido. Ergui dois dedos congratulando-o por ter dois olhos.
Nisto, o miserável mal-educado levantou três dedos para mostrar que nós dois juntos tínhamos três olhos. Então, “fiquei louco e ameacei- lhe dar um soco no nariz - assim ele se foi.”
O irmão mais velho riu.

Observe e veja como a simplicidade muitas vezes, nos traz mais resultados do que a esperteza ou arrogância.
Para aprender a sabedoria e o ensino; para entender as palavras de inteligência; para obter o ensino do bom proceder, a justiça, o juízo e a eqüidade; para dar aos simples prudência e aos jovens, conhecimento e bom siso.
Ouça o sábio e cresça em prudência; e o instruído adquira habilidade para entender provérbios e parábolas, as palavras e enigmas dos sábios.
O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.
( Pv. 1; 2 – 7)

0 comentários:

Postar um comentário