domingo, 28 de agosto de 2011

Escravos na sua própria terra... (Parte 2)

Conforme o texto sagrado, registrado no cap. 1 do livro de Êxodo versículo 7: os filhos de Israel foram fecundos, e aumentaram muito, e se multiplicaram, e grandemente se fortaleceram, de maneira que a terra do Egito se encheu deles.

Este crescimento extraordinário dos filhos de Israel na terra do Egito aconteceu devido à benção patriarcal entre Deus e Abraão.
Pois como foi dito a ele, seus descendentes iriam dominar sobre as terras de suas peregrinações. (Gên. 15: 18)

Disse Faraó aos seus súditos: Eis que o povo dos filhos de Israel é mais numeroso e mais forte do que nós. Eia, usemos de astúcia para com ele, para que não se multiplique,... peleje contra nós e saia da terra. (Êx. 1: 9, 10)

Como você pode ver, o próprio Faraó reconhecia que os filhos de Israel eram mais numerosos e mais fortes do que os egípcios.

 Então os egípcios puseram sobre eles feitores de obras, para os afligirem com suas cargas. E os israelitas edificaram a Faraó as cidades-celeiros, Pitom e Ramessés.
Mas, quanto mais os afligiam, tanto mais se multiplicavam e tanto mais se espalhavam; de maneira que se inquietavam por causa dos filhos de Israel; (Êx. 1: 11, 12)  

Aqui nestes versículos vemos como tudo começou.
Os egípcios criaram leis, carga horário de trabalhos forçados, ouve discriminação, etc. E o povo de Deus simplesmente aceitou tudo sem lutar. Assim aos poucos, o domínio dos egípcios aumentou e as resistências do povo hebreu abaixou - tornando-se eles escravos juntamente com as suas familias.

...então, os egípcios, com tirania, faziam servir os filhos de Israel e lhes fizeram amargar a vida com dura servidão, em barro, e em tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o serviço em que na tirania os serviam. (Êx. 1: 13, 14)

Como você pode observar; na terra que eles deveriam reinar por serem um povo forte e terem as promessas de Deus. Ali eles se tornaram escravos e tiveram suas vidas amargadas pelos egípcios e pela vida injusta que viviam.

Talvez você me pergunte: Como pode um povo tão forte, a quem pertencia à adoção e também a glória, as alianças, a legislação, o culto e as promessas; cairem naquele estado?

Então eu lhe respondo: Na Bíblia existem mais de 32.000 promessas de Deus que se cumprem em nossas vidas através do Senhor Jesus. Entretanto, a pessoa precisa orar, jejuar, lutar e não aceitar o mal em sua vida ou em seu lar. Pois não adianta só ter fé, é preciso usá-la!

Continua...

0 comentários:

Postar um comentário