sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Escravos em sua própria terra... (Parte 15)

O Êxodo dos filhos de Israel
     A décima praga (O anjo da morte)

 No capitulo 4 do livro de Êxodo versículos 22 e 23, Deus mandou Moisés dizer a Faraó: Israel é meu filho, meu primogênito.

Digo-te, pois: deixa ir meu filho, para que me sirva; mas, se recusares deixá-lo ir, eis que eu matarei teu filho, teu primogênito.

Como você pôde ver, Deus ameaçou os egípcios que se eles não deixassem os hebreus partirem pela paz, eles certamente iriam fazê-lo pela dor - com a perda dos seus primogênitos.

Diz as Escrituras que: ... à meia-noite, feriu o SENHOR todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito de Faraó, que se assentava no seu trono, até ao primogênito do cativo que estava na enxovia, e todos os primogênitos dos animais.

Levantou-se Faraó de noite, ele, todos os seus oficiais e todos os egípcios; e fez-se grande clamor no Egito, pois não havia casa em que não houvesse morto.

Então, naquela mesma noite, Faraó chamou a Moisés e a Arão e lhes disse: Levantai-vos, saí do meio do meu povo, tanto vós como os filhos de Israel; ide, servi ao SENHOR, como tendes dito.

Levai também convosco vossas ovelhas e vosso gado, como tendes dito; ide-vos embora e abençoai-me também a mim.
Os egípcios apertavam com o povo, apressando-se em lançá-los fora da terra, pois diziam: Todos morreremos. (Êx. 12: 29 - 33)

Faraó que um dia havia dito que não conhecia a Deus e tão pouco deixaria os filhos de Israel partirem (Êx. 5: 2), agora está quebrantado e humilhado (pelas suas perdas) e pede a eles que deixem a sua terra!

Fizeram, pois, os filhos de Israel conforme a palavra de Moisés e pediram aos egípcios objetos de prata, e objetos de ouro, e roupas.
E o SENHOR fez que seu povo encontrasse favor da parte dos egípcios, de maneira que estes lhes davam o que pediam. E despojaram os egípcios.

Assim, partiram os filhos de Israel de Ramessés para Sucote, cerca de seiscentos mil a pé, somente de homens, sem contar mulheres e crianças.
Subiu também com eles um misto de gente, ovelhas, gado, muitíssimos animais.

E cozeram bolos asmos da massa que levaram do Egito; pois não se tinha levedado, porque foram lançados fora do Egito; não puderam deter-se e não haviam preparado para si provisões.

Ora, o tempo que os filhos de Israel habitaram no Egito foi de quatrocentos e trinta anos.
Aconteceu que, ao cabo dos quatrocentos e trinta anos, nesse mesmo dia, todas as hostes do SENHOR saíram da terra do Egito. (Êx. 12: 35 - 42)

Tudo o que Deus prometeu a Abraão, a Moisés e ao povo de Israel Ele cumpriu com o Seu grandioso poder e grandes manifestações de juízos. E o povo de Israel saiu do Egito com grandes riquezas para um novo lar, para uma Terra de leite e do mel.

0 comentários:

Postar um comentário