domingo, 4 de setembro de 2011

Escravos em sua própria terra... (Parte 8)

Moisés fala com Faraó

Depois, foram Moisés e Arão e disseram a Faraó: Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto. Respondeu Faraó: Quem é o SENHOR para que lhe ouça eu a voz e deixe ir a Israel? Não conheço o SENHOR, nem tampouco deixarei ir a Israel. (Êx. 5: 1, 2).

Como você pôde ver: Moisés e Arão foram falar com o rei do Egito em o nome de Deus, porém a resposta de Faraó foi: Quem é o SENHOR para que lhe ouça eu a voz e deixe ir a Israel? Não conheço o SENHOR, nem tampouco deixarei ir a Israel.

Pela resposta do rei do Egito, Moisés percebeu que a libertação dos filhos de Israel não seria uma tarefa fácil. E certamente ele se lembrou das Palavras que Deus lhe dissera no monte Sinai: Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir se não for obrigado por mão forte. (Êx. 3: 19)


E a exemplo desta situação, eu quero lhe dizer: não desanime ou se renda quando os teus problemas parecerem insolúveis. Pois como todos sabem, ainda que Faraó fosse duro, mal e perverso, ele se quebrou diante do Deus de Israel!
Eles prosseguiram: O Deus dos hebreus nos encontrou; deixa-nos ir, pois, caminho de três dias ao deserto, para que ofereçamos sacrifícios ao SENHOR, nosso Deus, e não venha ele sobre nós com pestilência ou com espada.
Então, lhes disse o rei do Egito: Por que, Moisés e Arão, por que interrompeis o povo no seu trabalho? Ide às vossas tarefas.

Disse também Faraó: O povo da terra já é muito, e vós o distraís das suas tarefas. Naquele mesmo dia, pois, deu ordem Faraó aos superintendentes do povo e aos seus capatazes, dizendo: Daqui em diante não torneis a dar palha ao povo, para fazer tijolos, como antes; eles mesmos que vão e ajuntem para si a palha.

E exigireis deles a mesma conta de tijolos que antes faziam; nada diminuireis dela; estão ociosos e, por isso, clamam: Vamos e sacrifiquemos ao nosso Deus.
Agrave-se o serviço sobre esses homens, para que nele se apliquem e não dêem ouvidos a palavras mentirosas. (Êx. 5. 3 – 9)

Moisés e Arão estavam ali transmitindo as Palavras de Deus (palavras de fé e de vida), mas Faraó que escravizava o povo não queria que isso acontecesse, então ordenou: Agrave-se o serviço sobre esses homens, para que nele se apliquem e não dêem ouvidos a palavras mentirosas.

Assim tem feito o diabo em nossos dias, ele tem procurado (com todas as forças) agravar os problemas na vida das pessoas, para que elas neles se apliquem, e não dêem ouvidos as Palavras que saem da boca dos servos de Deus, pois ele sabe que quando a pessoa crer e pratica, ela se liberta e salva a sua família!


Continua...

0 comentários:

Postar um comentário